Reunião em Santarém apresentou Nota Fiscal de Consumidor

Publicado: Quinta, 19 Março 2015

 

A Secretaria da Fazenda, Sefa, iniciou o projeto piloto em agosto do ano passado. A obrigatoriedade começa em junho deste ano para 706 estabelecimentos paraenses.

Aqui no Pará a implantação da NFCeestá vinculada ao Programa Nota Fiscal Cidadã, facilitando o acesso aos dados do documento fiscal. “A Nota Fiscal de Consumidor eletrônica, quando é emitida, automaticamente é transmitida para o site da Secretaria da Fazenda, ficando disponível para o consumidor que é cadastrado no Programa Nota Fiscal Cidadã, durante cinco anos. Ele pode, a qualquer momento, recuperar a informação, entrando no site  www.sefa.pa.gov.br/nfc  e se cadastrando,  com o seu CPF”. 

Embora a obrigatoriedade comece em junho, as empresas já estão acessando o site www.sefa.pa.gov.br/nfce e fazendo a adesão voluntária, que permite emitir imediatamente o novo documento. “Hoje estamos trabalhando com a adesão voluntária por meio de cadastro eletrônico no nosso site. A partir do dia 1º de junho as grandes redes de varejo do estado estarão obrigadas a utilizar a Nota Fiscal de Consumidor eletrônica e terão seis meses pra ajustar os seus sistemas, trocando o Equipamento emissor de cupom fiscal, ECF, pela NFCe”, esclarece o auditor.