Atenção! Mudança do endereço de autorização da NFC-e a partir de outubro.

Publicado: Sexta, 11 Setembro 2015

 

A Secretaria da Fazenda, Sefa, informa que já está disponível o novo endereço (URL) dos Web Services da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, NFC-e. “Os contribuintes que não atualizarem os seus sistemas de emissão de documentos fiscais para o novo ambiente de autorização até 30 de setembro deste ano não poderão emitir seus documentos fiscais eletrônicos a partir do dia 1º de outubro”, informa o coordenador de Automação Fiscal da Sefa, auditor de receitas estaduais José Guilherme Koury.

As empresas devem atualizar seus sistemas emissores de documentos fiscais, trocando os endereços de Internet (URL dos Web Services) antigos pelos novos endereços. A lista dos novos endereços (URL) está publicada nos Portais Nacionais (http://www.nfe.se.gov.br/portal/portalNoticias.jsp?jsp=barra-menu/documentos/tabelaEnderecoWebService.htm) e na guia de desenvolvedores da página da NFC-e (http://nfce.sefa.pa.gov.br/index.php/desenvolvedor).

Informação do Endereço IP

O acesso aos Web Services deverá sempre ser feito sem a informação do endereço IP (IP fixo) pelas empresas, deixando a resolução de nomes para os servidores DNS (Domain Name System) da Sefa. Do contrário, a empresa não contará com os benefícios dos dois locais em contingência ativa (“cluster geográfico”), automática e que torna desnecessária qualquer ação por parte da empresa. No caso de falha num dos sites a empresa é automaticamente direcionada ao site ativo.
Algumas empresas fazem o acesso através das URL disponibilizadas, mas precisam também dos endereços IP para que possam configurar o seu firewall de saída. Caso contrário, não conseguem acessar os Web Services. Para estas empresas que usam controle de endereço IP no firewall, é indicada a necessidade de liberação dos blocos de endereço IP 200.233.4.0/23 e 200.233.14.0/23.

Certificado do Site do Ambiente de Autorização

Dependendo da plataforma em que foi desenvolvida a aplicação da empresa, pode ser necessário instalar o Certificado Digital do ambiente de autorização da SEFAZ que está sendo acessado. Este Certificado Digital é o mesmo para todos os ambientes e está disponível na internet em página web publicada no endereço de domínio do Web Service, conforme exemplo a seguir:

Ex.: NFC-e Ambiente de Produção: https://nfce.svrs.rs.gov.br/

Paradas Programadas

Outra vantagem do uso do ambiente novo é que as paradas programadas para manutenção do ambiente deixarão de afetar as empresas, devido à redundância dos sites, não mais sendo necessária a ativação da contingência, como ocorria no ambiente antigo.

Para maiores informações acessar o site :
https://www.sefaz.rs.gov.br/Site/NoticiaDetalhes.aspx?NoticiaId=5491