Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, NFC-e, é tema de palestra na ACP

Publicado: Sexta, 19 Agosto 2016

No dia 24 de agosto, às 19horas, na sede da Associação Comercial do Pará, em Belém, haverá a palestra "Passos rápidos para a NFC-e". O encontro, voltado para empresários e contadores, vai reunir representantes da Secretaria da Fazenda - Sefa, Conselho Regional de Contabilidade - CRC, Sindicato das Empresas de Serviços de Contabilidade - Sescon e Sindicato do Comercio Varejista e dos Lojistas de Belém - Sindilojas.

De acordo com o coordenador estadual do projeto NFC-e no Pará, auditor fiscal de receitas estaduais José Guilherme Koury, o encontro será uma oportunidade de mostrar a evolução do projeto no Pará, e prestar esclarecimentos. "No Pará temos mais de 100 milhões de NFC-e emitidas, 16 mil empresas emitindo em 138 municípios. A partir de dezembro deste ano as grandes empresas passarão a emitir somente documentos eletrônicos. Além da economia de papel, as empresas terão mais facilidade para arquivar os documentos, e o consumidor para guardar suas notas fiscais. Koury destaca que no Pará a implantação da NFC-e está sendo feita de forma integrada ao Programa Nota Fiscal Cidadã , de estímulo a cidadania fiscal. "Isso dá ao consumidor cadastrado na Nota Fiscal Cidadã a vantagem de ter, durante cinco anos, todas as NFC-e emitidas com CPF arquivadas no site do Programa".

"Com o calendário das obrigatoriedades concluído, praticamente todas as empresas devem passar a emitir NFC-e, menos os micro empreendedores individuais, MEI", explica. O auditor de receitas estaduais avalia que a NFC-e está em fase de consolidação, e que há uma crescimento acentuado das emissões.

A NFC-e é um modelo de nota fiscal eletrônica usada nas operações de venda a varejo presencial e de entrega em domicílio a consumidor final, substituindo a tecnologia dos emissores de cupom fiscal, ECF.

Segundo o secretário da Fazenda, Nilo Rendeiro de Noronha, o projeto é de grande porte e tem alto impacto na economia paraense, e deve reduzir significativamente os custos associados à conformidade fiscal das empresas do varejo.